domingo, 6 de maio de 2012

LUCIANO NASSYN:OLHANDO PARA FRENTE

Amigos, quando eu montei este blog, eu tive como idéia divulgar o que de melhor aconteceu na década de 80 e 90. E a primeira matéria teria de ser especial e marcante, para fixar a publicação como um veículo destinado a este período!
Depois de pensar e refletir, decidi  começar com algo que agradará os meninos e meninas que hoje tem mais de 30 anos, entrevistando o músico Luciano Nassyn, ou simplesmente o Luciano do Trem da Alegria, grupo que vendeu mais de 10 milhões de discos e teve muitas músicas de sucesso!
Nesta entrevista feita em ouubro de 2011, o músico falou de forma aberta, sincera e descontraída de presente, passado e futuro, onde pode ser conferido nas linhas abaixo:

O Passado com o Trem da Alegria

Luciano Nassyn
Foto: Divulgação
LADO RETRÔ: Luciano, vamos começar a matéria comentando do seu passado com o Trem da Alegria. Como foram aqueles anos em que você esteve no conjunto e quais as melhores recordações desta época?
Luciano Nassyn: Foram ótimas as lembranças! Sempre me trouxe muita coisa boa. Como sempre digo, o Trem da Alegria foi uma grande escola  pra mim!
LR: O Trem da Alegria conseguiu um grande feito nos Anos 80, pois seus álbuns venderam 10 milhões de discos. Qual a sensação de ter feito parte disso?
Luciano: Eu era muito novo na época, mas confesso que ás vezes sinto falta de ligar o rádio e ouvir nossas canções tocando. Realmente isso era emocionante!

LR: E você, junto com os outros integrantes do Trem, tiveram uma oportunidade que poucos tem e terão na vida,  pois ainda crianças vocês se apresentaram pelo Brasil inteiro. Como foi conciliar a vida “normal” de criança com a carreira musical?
Luciano: Acredito que para meus pais essa tarefa deve ter sido árdua. Pra mim foi o maior barato (risos)! Sempre levava numa boa! Eu sempre fui criança nas duas partes!

LR: E como tudo que tem um começo, tem um fim. Como foi sua saída do Trem da Alegria e como foi lidar com essa situação de incertezas?
Luciano: Se eu disser que foi fácil, estaria sendo demagogo.  Mas não foi impossível graças ao apoio de minha Mãe e meus irmãos. Trabalhei em várias coisas. Com carros, roupas, produção musical, aulas de música. Estudei guitarra e me aperfeiçoei no instrumento. Porém, continuo aprendendo (Risos)!
A vida é um eterno aprendizado! 

LR: E ainda comentando esse assunto, nesses casos o apoio da família é fundamental. Eles te ajudaram nesta fase de transição?
Luciano: SIM! E como…e até hoje. Família pra mim é confiança!… E na maior tradução da palavra, o verdadeiro “AMOR”! 

LR: Pouco tempo depois você iniciou uma carreira solo voltada para o Rock, me lembro até que você deixou os cabelos bem compridos, usava camisetas de bandas como o Metallica e Iron Maiden, e lançou um trabalho com essa imagem. O que as pessoas acharam dessa mudança de visual na época?
Luciano: Algumas curtiram … Outras não… . Mas é assim a vida (risos)! Não conseguimos agradar a todos! Digo que tudo tem uma fase. Naquela época era uma fase “Metal”. Agora estou na fase Pop Rock. Mas jamais deixo de ouvir um bom e velho “Maiden”(risos)!

LR: Além dos prêmios com o grupo, você chegou a receber prêmios individuais? Qual deles que você mais se orgulha?
Luciano: Em 2010 recebi o Troféu TOPTVZ da Multishow de melhor artista do ano , pelo clipe que eu mesmo produzi “Um algo além”  Esse me deixou emocionado!!!  

Presente e Futuro

LR: Seu trabalho mais recente é o álbum Um Algo Além, que foi produzido por Fernando Nunes, que tem em seu curriculum ícones como Zeca Baleiro e Cássia Eller. O que este profissional agregou na sonoridade do trabalho?
Luciano: Muita coisa! Esse álbum tem muito de mim, principalmente quando se fala em anos de composições. Com certeza no próximo álbum, a se basear pelo single “A HISTÓRIA QUE ACABOU” que foi produzido por “RODRIGO CASTANHO”, a atmosfera musical passou por algumas mudanças e fez com que enxergássemos novos  quadros, mas a essência musical interior, não muda… E se mudar? Não é verdadeira…

LR: Você lançou um vídeo para a música Ver A Luz. Como está a aceitação deste vídeo na internet e em programas como a MTV?
Luciano: Ver a luz não teve muita repercussão. Mas o vídeo que eu mesmo produzi da música título “Um algo além” ganhou notoriedade em algumas mídias. Graças a dedicação de meus fãs que me ajudaram a divulgar, chegou entre os 10 melhores no TOPTVZ, mais de 50.000 views no Youtube. Mas como sabemos, não só de notoriedade vive as emissoras não é mesmo (risos)?

LR: Essa questão eu sempre pergunto para quem é “das antigas”. Sabemos que o mercado fonográfico passa por grandes mudanças, e também que a venda de discos não sustentam mais as gravadoras, tampouco o artista, que se mantém hoje com os shows e venda de merchandising. Queria saber no que essa mudança interferiu na sua carreira?
Luciano: Estou navegando pelo quadro independente, e como a maré nem sempre fica calma por esses mares (risos)? Continuo na luta pra divulgar meu trabalho.
Tenho alguns projetos futuros que envolvem o CD “CIDADE LUNAR“… mas é surprise (risos)!
Hoje por causa da Internet a aproximação é maior com o fã,  e na maioria das vezes eles se tornam colegas, amigos, e até mesmo melhores amigos. E eles ajudam de verdade. Se não fossem meus fãs, não sei o que seria de mim!

LR: E para quem acha que você estava sumido, você tem feito muitas apresentações no circuito alternativo de São Paulo. E o que eu achei muito legal em saber é que você mescla músicas da sua carreira solo com as do Trem da Alegria, por isso eu acredito que há muita gente que acompanha a sua carreira desde o início. Qual a faixa etária e o tipo de público que vai nos seus shows hoje?
Luciano: Isso varia demais! Tem de 19 a 50! Hahahaha… Muito bom isso!!! 

LR: E ainda falando nos shows, acredito que muitas pessoas se emocionam quando você leva sons do Trem da Alegria, até por que vem a lembrança da melhor fase das nossas vidas, a infância. Você já chegou a presenciar alguma situação do tipo?
Luciano: SIM… Inúmeras vezes (risos)!

Possibilidades de um retorno comemorativo 

LR: Para encerrar, você mantém contato com os outros integrantes e se houvesse a possibilidade de reuni-los para fazer  uma tour, ou mesmo um DVD com os hits dos anos 80, você toparia?
Luciano: Tenho contato com quase todos. Digo quase, por falta de tempo em função da correria do dia a dia!.
Acredito que não… não rolaria um remake não! Por causa de nossos trabalhos atuais que não são direcionados ao público infantil. E com certeza pode confundir a turma (risos)!

LR: Luciano, obrigado pela entrevista! O espaço é seu!
Luciano: Quero agradecer a oportunidade de sempre!!
E peço ao Universo que continue sempre com essa LUZ e PAZ!!
Abraço de LUZ a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário